O dilema de Moro

.

Dilema de Moro 2016

KGB X SÉRGIO MORO

.

Francisco Santana
Prof. Aposentado da UFBA

.

capitular_F.

.

elix Dzerzhinsky foi diretor da primeira Polícia Secreta da URSS, denominada TCHEKA. Ele é vítima de algumas calúnias como, a de ter sido chefe da KGB na era tenebrosa stalinista. É impossível, pois ele morreu em 1926 e a KGB foi criada em 1943.

Essas mentiras foram inventadas porque havia uma estátua em sua homenagem na sede dos serviços secretos russos e que em 1943 passou a se chamar KGB. Felix Dzerzhinsky foi uma escolha pessoal de Lenin, com relutância dele para dirigir a TCHEKA (1917-1922) pois queria um humanista em sua direção. Felix Dzerzhinsky era conhecido por seu aforisma: “ Para se ser chefe da Polícia Secreta, tem-se que ter as mãos limpas, coração quente e a cabeça fria”. Ele dava a seguinte orientação as seus subordinados:

Quando prenderem alguém, faço-o com se a pessoa fosse seu irmão, pois pelo simples fato de estar sendo preso ele já se sente humilhado”.

Ora, já virou rotina na TV, pessoas que se ofereceram para depor ou que não se negaram, serem presas de surpresa, muitas vezes com seus familiares, e conduzidas de modo truculento com as mãos algemadas para trás, alguns escondendo os rostos, escoltados por policiais com armas de guerra  e linchados publicamente pela imprensa que é convocada secretamente. E a URSS entre 1917-1922, comandada por uma ditadura revolucionária, era vítima de uma guerra civil, iniciada por uma invasão de 14 países, comandada pelas grandes potências ocidentais e continuada pelos russos brancos, um grande exército armado e treinado por essas mesmas potências e oficiais do antigo exército Czarista. Além disso havia a sabotagem e assassinatos de líderes soviéticos; Lenin foi vítima de um atentado desses.

Comparando as duas épocas, A democracia brasileira do século XXI está muito aquém da Ditadura do Proletariado da URSS em plena guerra civil de 1917-1922. Está mais para os Expurgos de Estaline de 1936 que culminaram com uma era de terror e perseguição política e a criação da KGB. Realmente, Sérgio Moro não tem os requisitos, Mãos Limpas, Coração Quente e Cabeça Fria exigidos para o cargo. Coração Quente box  moroe Cabeça Fria todos vêm que ele não tem.

Quanto a Mãos Limpas, se é verdade a denúncia de que a mulher dele é ou foi advogada da Shell e do PSDB, ele deveria que declarar impedido para julgar qualquer processo em que estivesse envolvidos PETROBRÁS e PT. Por muito menos já vi juízes se declararem impedidos.

2 Respostas to “O dilema de Moro”

  1. osaciperere Says:

    Sem pretender ser cri-cri, mas disposto a botar mais fogo na fogueira, quero lembrar que o ex-advogado do PT, o ministro José Antonio Dias Toffoli, chegou a ser presidente do TSE em 2014, quando da Eleição de Presidente da República… Parece que poucos são os que têm consciência da importância do se declarar ou não impedido para ocupar essa ou aquela posição.

    É a velha história de que nem tudo que é legal é moral…

  2. Moro vai para o trono, ou não vai? | Blog do Saci-Pererê Says:

    […] Se é verdade a denúncia de que a mulher dele é ou foi advogada da Shell e do PSDB, ele deveria se declarar impedido para julgar qualquer processo em que estivessem envolvidos a PETROBRÁS e o PT. Leia mais AQUI. […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: