O lugar da criança feliz

.

Entrevista com a Profa. Marlene Santos

.

expo-tv-faced

.

Menandro Ramos
Prof. da FACED/UFBA.

.

O (4).

registro videográfico da Expo Brinquedos, coordenada pela Profa. Marlene de Oliveira Santos, do Departamento de Educação I, da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia, faz parte de um projeto da atual direção da FACED, que tem por propósito criar um repositório audiovisual das atividades desenvolvidas na unidade e publiciizá-lo em rede. Recentemente, disponibilizamos alguns vídeos (confira AQUI) do VII Encontro de Educação e Ludicidade, realizado na FACED e coordenado pela Profa. Cristina d’Ávila.

Desde o início da década de 1980 que a FACED vem trabalhando com componentes curriculares ligados à tecnologia educacional e aos recursos audiovisuais. A partir da criação do Núcleo de Artes e Tecnologia Educacional (NATE), coordenado pelo saudoso professor Expedito Nogueira Bastos, houve grandes esforços em buscar bases epistemológicas sustentáveis para a utilização dos recursos audiovisuais em sala de aula, numa tentativa de romper com as referências da Psicologia sensual-empirista ou bases da matriz behaviorista. Posteriormente, pertencendo também ao NATE, a Profa. Nildéia Souza Andrade fundou o CRIARTE, do qual participavam o Prof. Manoelito Damasceno e este que vos escreve. Por mais de uma década funcionaram no térreo da FACED um ateliê de criação, um laboratório fotográfico e um laboratório de informática. Este último coordenado pelo Prof. Antônio Estrela Braga.

Durante a gestão do Prof. Nelson Pretto e da Profa. Mary Arapiraca, iniciada no ano 2000, ocorreu uma considerável expansão da rede e dos laboratórios de informática. Nessa mesma gestão, foi criado o ÉduCanal, o Labimagem, a rádio-web, o Rascunho Digital, o Laboratória Experimental de Imagem e Som (LEIS). Também surgiram grupos de pesquisa de áreas afins, a exemplo do Grupo de Pesquisa em Educação e Comunicação (GEC), entre outros. Atualmente, a FACED conta com um pequeno estúdio de gravação de áudio e vídeo, inclusive com fundo para recorte em chroma key, além de três laboratórios de informática, sala de videoconferência e equipamentos de multimeios, de multimídia e de hipermídia.

A apropriação da tecnologia digital e sua inserção na sala de aula não invalidam, entretanto, a utilização de recursos mais simples nas práticas pedagógicas. A velha e boa tesoura tem sua cadeira cativa no ambiente das Artes demasiadamente humanas. O mesmo pode ser dito dos pincéis, estiletes, colas, papéis coloridos, revistas usadas, papelões, arames e sucatas. Logo mais, estaremos publicizando uma outra Expo realizada pelos alunos da Profa. Rilmar Lopes, docente da disciplina Educação Artística.

Esses e outros eventos já estão na mira da TV FACED/ÉduCanal.

.

Exposição de Alunas da FACED/UFBA

A EXPO de alunas de Práticas  na Educação Infantil, na FACED/UFBA, coordenada pela Profa. Marlene de Oliveira Santos poderá ser vista
até o início do segundo semestre. A menidada vai amar! E os adultos sensíveis também!

Anúncios

9 Respostas to “O lugar da criança feliz”

  1. claudiachuchuClaudia Says:

    Professor todos nós estamos de parabéns, principalmente o senhor pela edição e divulgação do nosso trabalho. Obrigada.

  2. Marcos Machado Says:

    Gostaria apenas de fazer uma ressalva: Sou estudante e também trabalhei na construção da exposição. Apesar de sabermos, através dos estudos em História, que o curso é majoritariamente composto por mulheres, há, ainda que pequena, uma parcela de homens também estudando Pedagogia. Obrigado.

  3. Nelson Prettonelson pretto Says:

    Prof. Menandro, parabéns pelas produções… Lembro que seria muito bom que toda essa produção estivesse disponibilizado em nosso espaço de vídeo público (além de manter no Youtube, claro) que é o RIPE (http://www.ripe.ufba.br). Precisamos fotralecê-lo!

    • Menandro Ramos Says:

      Como diz o humorista baiano, Prof. Nelson, a ideia é essa… O You Tube tem dado uma contribuição enorme para publicizar o audiovisual produzido no globo. Há de se reconhecer isso. O problema é que é uma empresa como outra qualquer, que pensa no lucro privado ou de pequenos grupos. Queremos que o lucro de amplo espectro seja social, ou de toda sociedade, indistintamente. Precisamos assegurar que essa produção seja resguardada pelas instituições públicas – estatais para ser redundante!…

    • Marcos Machado Says:

      Concordo, professor. Gostei muito da edição – exceto, claro, pequenas falhas na sincronização do áudio – e do destaque às pessoas que por ali passavam, sejam alunos que produziram a expo, sejam visitantes. Parabéns! Me senti, enquanto aluno, contemplado no vídeo.

  4. Maria das Graças Says:

    Quero parabenizar osacipererê. Parabéns osaci! Muito bem osaci! Ando pouco por aqui. Pretendo dar mais passeios, é divertido andar com saci.Os pulinhos dele são construtivos.Grandes pulos. Ele, é ludicamente construtivo e cheio de conteúdos.Gostei de ver e ler.Boa difusão.Muito obrigado osacipererê, vou recomendar você !

  5. Maria das Graças Says:

    Sabe querido Menandro eu acho que nunca estou preparada para gravações. Sempre sou tomada de supresa, de supetão(nordestinamente falando) e fico piegando. Mas me achei legalzinha, eu mesma, meia bôba; hilária meu jeito, o que eu gosto de ser. Agora, quando se trata de Educação Infantil devemos querer muito. Creio que a educação desta natureza , considerando sua clientela, nesta fase define muito, nas pessoas para o resto da existência. Temos muitos sinais da nossa educação na infência. Abração!

  6. Maíra Says:

    Saudações Menandro….ficou muito bom os relatos das estudantes, funcionárixs e outrxs visitantes em dialógo com a entrevista com a Marlene, refletindo uma característica da construção dessa instalção,O CONSTRUIR COLETIVAMENTE!!!

    Só tem uma coisinha que faltou e que não poderia ter faltado, a identificação das pessoas entrevistadas, daria uma enfase maior nessa construção coletiva, não ficando apenas o foco na educadora.

    Foi intencional ou esqueceu??

    Mas claro não podemos desconsiderar a importância de ter registrado esta instalação, que mobilizou muita gente e muitos sentimentos!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: