O que é o Plano Real ?

Dê o pé 2016Menandro Ramos
Prof. da FACED/UFBA

cap-EE.

.

dialogando que a gente se entende, me ensina sempre o meu amigo de gorro vermelho e pito. E ele está certo. A maior prova disso foi o entusiasmado diálogo entre três docentes da UFBA. Claro que, às vezes, os ânimos ficam um pouco mais exaltados, a temperatura aumenta. Alguns gritam… AHH! Tenho que explicar isso aqui. Gritar, segundo a netiqueta é escrever palavras com letras maiúsculas e corpos enormes.

Mas no fundo, no fundo, só perde quem sai da “debates-l”, pois se priva da oportunidade de aprender sobre tudo: de política a podologia.

Quem ficou muito feliz com tudo isso foi o Saci, que estava meio triste com as posições adotadas pelo grande Prof. Francisco Santana, irrequieto pensador da UFBA, que bota muito cientista político no bolso. É que na FACED, sabedores da amizade que tenho por Chico, os colegas já faziam gozação comigo: “Uai, Menandro, você vai ficar sozinho criticando Lula? Até seu amigo Pica-Pau já lulou!”.

Se eu ficava triste ao ouvir talimpropério, o Saci ficava, simplesmente, furioso, achando que a turma da APUB proificista tinha dado alguma beberagem para o nosso amigo jogar a toalha em relação ao pensamento crítico, dessas que deixam os miolos soltos… Como o real está em permanente movimento, uma provocação de outro colega na lista  acabou por possibilitar o esclarecimento do nosso valoroso companheiro. Segundo a Vava Tatá, é a volta do “Chico Pródigo”.

.

CHICO PRÓDIGO 2016

.

Para facilitar a leitura das postagesn, o Saci transformou o diálogo entre alguns docentes da lista em um multicolorido texto: Chico é sépia; Telésforo é azul e Jacobina  é verde. Confira mais abaixo.

De quebra, uma síntese “chargística” do deletério Plano Real  de FHC, versão verde-amarela da concepção de Margareth Tatcher/ Ronal Reagan, copiada na maior cara-de-pau por Lula e seus miquinhos amestrados..

.

MURO DO PLANO REAL 2016
A partir de agora, ninguém mais vai defender inocentemente o Plano Real de FHC. Clique no muro para melhorara a visualização das letras.

.

Confira, abaixo, o animado diálogo entre docentes da UFBA..

FRANCISCO SANTANA

Não é preciso dizer mais nada. O inicio, o fim e o meio da mensagem demonstram  o nível do guru político da Ufba. Telésforo

Sabe de nada, INOCENTE!!!

1) É triste ver um professor, com tanta titulação se declarar idealista e ingênuo. Ainda mais de uma Universidade altamente politizada. Ainda mais por alguém que foi militante simpatizante de um partido político.

Já eu me declaro MATERIALISTA com a obrigação de não ser INGÊNUO.

Desde 1994 que denunciei publicamente o PT e a CUT como um movimento fascista. Fascista no meu conceito, não está necessariamente ligado a ditatorial, já discuti exaustivamente isso nessa Lista. O que caracteriza um partido fascista é ser um partido proclamado de esquerda mas a serviço do grande capital financeiro. A ascensão do PT ao governo foi essencial  ao capital financeiro para implantar o Plano Real. Não votei em Lula em 2002, nem em 2006 e nem em Dilma em 2010.

Mas em 2014, como não me dou ao direito de ser INGÊNUO, vi claramente que o grande capital financeiro, queria mudar de gerente, fazendo o PT como bode expiatório para salvar o modelo neoliberal, especificamente o Plano Real. Aí eu voltei em Dilma e não me arrependi, embora ela burramente, como Collor, orientada por falsos amigos, cumpra as ordens do Capital Financeiro e cave a própria sepultura e do Brasil, pois os principais responsáveis são tanto os dilmistas e antidilmistas, pois não têm  uma posição contra o Plano Real. Se na passeata de 18/3, estivesse como principal bandeira, o fim do Plano Real, além da de contra o golpe, jamais pensaria Dilma em editar esse novo pacote de maldades que vem aí por exigência do Plano Real. Em quem Dilma vai se apoiar para enfrentar os banqueiros, se tanto a esquerda como a direita são a favor dos banqueiros?

Isso não acontece só com Dilma. As poucas lideranças expressivas que tentam emergir contra o Plano Real, como Roberto Requião, estão com dificuldades de fazê-lo pois a esquerda brasileira é a favor do Plano Real,  seja por ação ou omissão.

2) Quanto às mazelas que você aponta como do PT, são todas do Plano Real. A dengue é o retrato mais fiel do plano real,do estado mínimo. Em  1999 Serra,Ministro da Saúde, demitiu 6.000 mata mosquitos só no Rio. 33 funcionários se suicidaram por desespero. 290.000 casos de dengue, 90mortes etc. de lá para cá a coisa foi-se agravando por todo o país pois pelo estado mínimo do plano real não se pode contratar funcionários. De lá para cá, o combate a Dengue foi transferido do Ministério da Saúde para a GLOBO. A GLOBO ganha polpudas verbas de propaganda do governo fazendo santas cruzadas contra a dengue em suas telas. (Leia mais AQUI).

Agora o Rio quer combater a dengue com a ajuda  de 1.000 bombeiros e um batalhão do exército. Além de ser um desvio claro de função é um número bem inferior aos 6.000 agentes demitidos.

Mariana é outro retrato cagado e cuspido do plano real. A própria GLOBO se encarregou de denunciar o sucateamento do DNPM, que está a míngua em termos de recursos humanos e financeiros. O Ed. da sede do DNPM revela esse estado calamitoso. Não tem dinheiro nem para lavar sua fachada; compare com as fachadas dos bancos de Brasília; é vergonhoso. Será que você é tão ingênuo que não enxerga isso?

Para encurtar a conversa citemos um índice macro que diz tudo: o PIB. FHC assumiu com o PIB no 8º lugar no ranking mundial e entregou ao PT no 15º lugar. Mesmo os ingênuos sabem que isso significa sucateamento do país e o terror do desemprego. Lula entregou o governo com o PIB no 7º e em 2012,com Dilma, chegou ao 6º lugar. Agora já voltou  ao 8º, mas apesar dos esforços Dilma não conseguiu ainda chegar à tenebrosa era de 1999-2002.

Assim eu não me dei o direito de ser ingênuo e não votei no candidato da GLOBO, e agora,pela mesma razão, não me deixo usar pela GLOBO para defenestrar o PT.

Como diz o Compadre Washington do É o Tchan: ORDINÁRIO!!!

Francisco Santana


TELÉSFORO

Prezado Jacobina,

Até a primeira eleição de Lula, sempre votei no PT para mudar o país. Nunca esperei nada de ACM ou FHC mas acreditava piamente no partido dos trabalhadores. Era idealista e ingênuo. Cheguei a comprar boné, bottom, chaveiro e camiseta para ajudar o partido. Hoje, além de decepcionado,  estou indignado. Indignado com a roubalheira bilionária, enquanto tanta gente morre nas filas de hospitais, isto quando chegam lá; indignado quando vejo quase 5.000 brasileirinhos com microcefalia e diversas epidemias,  fruto do descaso com a saúde pública, especialmente falta de saneamento básico, coleta de lixo e educação ambiental; indignado quando vejo milhões de brasileiros passando necessidade, endividados e desempregados, fruto não apenas da roubalheira mas do aparelhamento da máquina por gente desqualificada; indignado com a destruição do nosso meio ambiente, onde o desastre de Mariana – lama tóxica – é o retrato do descaso dos organismos do governo federal, especialmente o DNPM; indignado quando vejo na sala de aula um monte de jovens de classe média, média-baixa e baixa, fazendo um esforço para estudar e não ter perspectiva de futuro, devido o caos em que o PT meteu a economia da nação. Mas não tenho ódio, nem problemas de classe (aliás, isto foi coisa de Lula: nós contra eles; elites brancas, etc). Talvez não devesse tratar a presidente de Anta. Mas o que se viu nos bastidores das gravações de Sérgio Moro foi uma total falta de respeito dos governantes para com as com as autoridades do país  e com povo brasileiro. E para se se ter respeito deve se dar ao respeito.

Abraço,
Telésforo


RONALDO JACOBINA

Caro Telésforo

fico aqui pensando sobre o seu ódio a Lula. Sua linguagem é uma linguagem de ódio. E também para com a Presidente Dilma. Investigada e não acharam nem que, no jardim de infância, teria furtado a merendinha de uma coleguinha. Lembra-me as espionagens de acm contra Waldir Pires. O uso agressivo e chulo da denominação “Anta”, desqualifica quem o usa. Veja que não concordo com o uso de “presidenta”, gosto do termo comum de dois “presidente” que se define pelo artigo; o presidente,a presidente. Amo a palavra “pessoa’, que é feminina para os dois gêneros. A pessoa de Ronaldo é belo e pessoa é o sujeito moral. jamais vou reivindicar a palavra o “pessouo’, ou coisa parecida, que inclusive para mim é feia, soa mal.

sobre o ódio, estou pensando. Será um ódio de classe?

Ronaldo Ribeiro Jacobina
FAMEB-UFBA


FRANCISCO SANTANA

Esse seu texto só depõe contra você.

Não só pelo racismo à parte, mas pelo fato de você só começar a criticar Lula a partir do momento que a Globo mandou.

Eu denuncio Lula desde o início da década de 90, posso lhe enviar meus artigos. Parei de atacá-lo justamente  quando a GLOBO  deixou de apoiá-lo mais ou menos por volta de 2014.

Pois existe um ditado popular, que também é nordestino, que diz: só os covardes chutam cachorro morto. Ou sua variante,quando uma cerca está CAINDO, todos os covardes lhe dão pontapé.

Não sei se Lula é já um cachorro morto, mas a partir do momento que a GLOBO a mando dos banqueiros e dos demais vendilhões da pátria lhe condenou a morte (política), imediatamente eu parei de  bater nele.

Não é possível que durante 30 anos você nunca tenha desconfiado de quem era Lula.

Respeite nossa inteligência, INOCENTE!!!

Francisco Santana


TELÉSFORO

Era uma vez um retirante nordestino que foi para SP e  logo se transformou em dedo-duro do regime militar. Mais tarde, transformou a Mentira em Arte e Ciência, ludibriou milhões de otários e se transformou em presidente da república. Na presidência, montou uma gigaorganização criminosa com o que há de pior na bandidagem política nacional. Passou a metade do mandato manipulando, conspirando e assaltando o país e seu povo, a ponto de quebrar a Petrobrás. A outra metade do mandato teve o objetivo de livrar a cara da polícia e da justiça. Nessa etapa andou quieto até ser investigado  e chamado para depor. Mobilizou os capangas- pagos com dinheiro público- disse que era o cara mais honesto do mundo e de Molusco X9 se transformou em Jararaca. Até que foi indicado para ser investigado pelo Juiz Sérgio Moro. De imediato a Jararaca voltou às origens. Como um Rato, se escondeu no esgoto ministerial da Anta, deixando mulher e filhos nas maõs de Moro. Telésforo


Anúncios

%d blogueiros gostam disto: