– Proifes desmascarado perante senadores

.

Identificando-se como docente aposentado da UFBA, o Prof. Francisco Santana – que derrotou por duas vezes na Justiça  do Trabalho o plebiscito vocioso organizado pela ex-diretoria destituída da APUB -, agora denuncia o Proifes a senadores e lideranças políticas. Sua mensagem emcaminhada aos parlamentares serviu de modelo para que outros docentes da UFBA fizessem o mesmo. Inclusive este que vos escreve. A bem da categoria, faça o mesmo colega.

Confira o teor da mensagem:

Exmo. Sr. Senador

 Como professor da Universidade Federal da Bahia cumpre-me informá-lo de fatos que talvez V. Excia. desconheça e que podem influir nas vossas decisões de maneira negativa. O tal de PROIFES que a imprensa propala como sindicato que está assinando acordo com o Governo Federal para por termo à greve, não é uma entidade sindical, não tem registro como tal e legalmente não pode assinar acordos sindicais. Os membros do Congresso devem portanto obter de sua assessoria jurídica as implicações desse fato. O tal de PROIFES estará cometendo um crime de falsidade ideológica ao se apresentar como entidade sindical? E os membros do governo se forem cientes desse fato estarão cometendo um ato de improbidade administrativa? Qualquer entidade sindical tem que ter seu registro concedido pelo MTE e publicado no DOU.

Por outro lado, se o Congresso aprova uma emenda baseada num acordo incestuoso, e a categoria de professores recusa esse acordo e continua em greve, os professores não poderão ser acusados de intransigentes, pois eles não foram ouvidos através de seu sindicato legal e legítimo, o ANDES-SN e nem do Comando Nacional de Greve que é seu interlocutor legal e legítimo enquanto existir a greve.

O PROIFES não pode alegar que embora ilegal tenha representatividade, pois não tem. As seções sindicais locais que o PROIFES diz representar, não chegam a 10% do total das existentes. E mesmo elas, entraram em greve desobedecendo as ordens do PROIFES. Se, portanto pudéssemos fazer uma suposição absurda de que a entidade sindical legal fosse o PROIFES e não os ANDES-SN, mesmo assim esse acordo pecaria por falta de representatividade e estaria fadado ao fracasso, pois a maioria dos professores não aceitaria e continuaria em greve.

É, portanto aconselhável aos membros do Congresso que eles se pautem pela contra-proposta protocolada pelo ANDES-SN para votar o orçamento. Deixem ao cargo do executivo a decisão de vetar ou de usar a DRU de acordo com seu juízo.

O PROIFES também não poderá alegar que o ANDES-SN não protestou contra a sua presença junto ao governo, pois a passividade da vítima não inocenta o criminoso. O fato de a vítima ter deixado a janela aberta não dá o direito ao ladrão de roubar a sua casa.

Saudações democráticas.

Francisco José Duarte de Santana
Professor Adjunto IV – Mestre  da UFBA. Aposentado.
RG nº 360.219
Telefones (071) 3248-9475, 3484-6753

Anúncios

2 Respostas to “– Proifes desmascarado perante senadores”

  1. ANTONIETA RIZZO Says:

    Ainda bem que a legitimidade do PROIFES foi enfim questionada. Perguntamos portanto, quando foi criado e por que? Que elementos justificam a sua existência e que circunstâncias sustentam sua criação?

  2. Menandro Ramos Says:

    A mensagem, de igual teor por mim enviada, foi lida pelos Senadores:

    – Sen. Marta Suplicy
    – Sen. Aécio Neves
    – Sen. Sérgio Souza
    – Sen. Jarbas Vasconcelos
    – Sen. Waldemir Moka
    – Sen. João Alberto Rodrigues Capiberibe
    – Sen. Pedro Taques
    – Sen. Ana Rita

    ———————————–

    Prezado Doutor Menandro,

    Acusamos recebimento de seu e-mail e informamos que os fatos citados no contexto do e-mail será repassado ao Senador.
    Atenciosamente,

    Assessoria do Senador Cássio Cunha Lima

    ———————————
    Para: Sen. Garibaldi Alves
    Assunto: SR. SENADOR: O PROIFES NÃO É SINDICATO E NÃO NOS REPRESENTA! SINDICATO É O ANDES-SN
    Enviadas: terça-feira, 28 de agosto de 2012 23:51:54 (UTC-03:00) Brasília

    foi excluída sem ser lida em quarta-feira, 29 de agosto de 2012 12:14:41 (UTC-03:00) Brasília.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: