– Seguranças de ex-diretores da APUB?

.

Presentes na Assembleia do dia 15 de agosto, dois senhores misteriosos: seguranças de mensageira da diretoria demitida ou, simplesmente “turistas” loucos por plenárias?

.

A Assembleia do dia 15/8/2012, além de ter sido emblemática, ao resgatar a confiança da base em transformar o cenário pelego, teve lances, no mínimo, curiosos. Enquanto esperavam uma tal fulana, dois musculosos senhores entraram, por acaso, segundo se supõe, no Auditório de Arquitetura/UFBA, onde as coisas iam acontecendo, como Deus era servido. Encantados com as falações, os mencionados senhores sentaram e foram ficando, ficando até o fim da Assembleia. Coindidentemente, só saíram quando uma professora, identificada como “olheira” da ex-direção da APUB se retirou.

Como o vírus da paranoia está solto por aí, chegaram até pensar que eram capangas da referida senhora.  É como diz o Saci: – Eta povo maldoso!…

Por coincidência, também, recebi um e-mail que, de alguma forma, abordava o assunto. Agora é a minha vez de dizer: – Eta mundo das coincidências!…

Menandro Ramos

——————————————

Veja se não é muita coincidência:

————————-
Colegas,

Como ultimamente tem feito a antiga diretoria da Apub: mais uma meia verdade foi posta na pagina da Apub. A assembleia não foi proibida e a condução da mesma foi por professores(as) nela presentes. A antiga diretoria da Apub não esteve presente mas apareceram supostos prepostos que efetuaram a filmagem de toda a assembleia com consentimento da última. Além disso apareceram dois indivíduos, bastante musculosos, que inicialmente não se identificaram e  assembleia também deixou a sua permanência no recinto.
Desde o inicio da greve a antiga diretoria sempre vem agindo contra as decisões da categoria e, nas últimas assembleias, age com atitudes que insinuam intimidação. Na penúltima assembleia três ´seguranças` rondaram a assembléia e sua permanência (ou contratação) foi admitida por um dos diretores componentes da mesa quando inquirido.
Colegas, não devemos admitir intimidações, meias verdades e atitudes contrárias a boa convivência. Afinal, nossa profissão lida com as contradições e divergências e delas surge a luz não o atrito.
A antiga diretoria vem sempre tentando contrariar a greve, ocultar as situações das outras universidades, vem  assinando acordos a revelia da categoria, afirmou que defenderia as posições da assembleia daqui da Bahia em Brasilia e assinou acordos totalmente contrários ao decidido.   Agora tenta tirar o foco da categoria com provocações. É mais uma manobra que os docentes que lutam por uma universidade de qualidade e manifestam isso publicamente deverão enfrentar.
Essa frente de administrar as ações da antiga diretoria contrárias ao movimento a mais faz com que a categoria precise de mais colegas ajudando na construção de uma universidade melhor. De uma universidade que não caia de nível como caiu o ensino público secundário. Acessem o blog e vejam como podem contribuir. Qualquer contribuição, por menor que seja, ajuda. A luta não é de um comando de greve contra a antiga diretoria da Apub. A luta é da categoria por melhoria da universidade.
Várias frentes estão sendo criadas pela antiga diretoria como manobra diversionista, como provocações para o movimento ser desvituar. A antiga diretoria quer transformar essa luta da melhoria da universidade em uma disputa de partidos. Pode até ser, mas a imensa maioria dos participantes está em defesa da universidade, em defesa de uma carreira docente, em defesa de ampliação de vagas com condições e qualidade.
Somente falta agora uma coisa que eles ainda não fizeram e poderão fazer: criar manobras tipicamente contrárias ou difamatórias ao movimento e acusar o movimento de autoria delas. Até ontem eu duvidava disso? hoje não mais duvido.
Colegas compareçam às assembleias, leiam os blog do comando de greve (a antiga direção tirou o link para o blog, também contrariando decisão da assembleia).  Em http://comandogrevedocentesufba.blogspot.com.br nele os colegas verão as fotos do oficial de justiça entregando liminar aos componentes da mesma. leiam no blog porque foi concedida a liminar. Se os colegas preferem acreditar na antiga diretoria da Apub, leiam por favor a noticia contida no link do jornal da ciencia sobre as condições de nossas universidades:
http://www.jornaldaciencia.org.br/Detalhe.jsp?id=83698 
Colegas, essa luta é nossa, nossos netos deverão ter uma vida melhor e mais equanânime que a nossa. A cidadania é uma conquista, segundo Milton Santos. Se hoje temos isso que vemos, tudo foi conquista de nossos antepassados.
.
Saudações
R
oberto Bastos Guimarães
.
rb.guimaraes@yahoo.com.br
roberto.guimaraes@pq.cnpq.br 
————————————-
On Thursday, 16 de August de 2012 at 12:48, APUB SINDICATO wrote:

Justiça concede liminar e suspende assembleia na UFBA

http://www.politicalivre.com.br/2012/08/justica-concede-liminar-suspende-assembleia-na-ufba/

A juíza Karina Freire Araújo de Carvalho, da 28º Vara do Trabalho, concedeu liminar nesta quarta, à diretoria da APUB Sindicato e notificou o comando de greve para que não realizasse assembleia geral com o fim específico de votação para destituição da diretoria da entidade. A juíza fixou multa diária de R$5.000.00 até o limite de 30 dias. O conflito na APUB envolve ?militantes? do PSOL e PSTU que, segundo a diretoria, ?subverte a convivência democrática na Bahia, retirando o foco da greve que são as reivindicações e empurrando  a comunidade universitária para uma luta fraticida e golpista contra a vontade dos que elegeram a direção que encerra o mandato em dezembro desse ano?. Apesar da decisão judicial, o autointitulado ?comando de greve? realizou a assembleia,  colocou em votação e aprovou ? com pouco mais de cem votos-  contrariando dispositivos estatutários, a destituição da diretoria da APUB Sindicato. Fonte: http://www.politicalivre.com.br/2012/08/justica-concede-liminar-suspende-assembleia-na-ufba/ ,

—————————–

*http://www.peticaopublica.com.br/?pi=APUB*<http://www.peticaopublica.com.br/?pi=APUB>

e divulga-o por teus contatos.

Anúncios

Uma resposta to “– Seguranças de ex-diretores da APUB?”

  1. osaciperere Says:

    Circulou na “debates-l”:
    ————————–

    Colegas,

    Seria bem apropriada a instalação de uma comissão de memória e verdade, mas, sobre o movimento sindical apub, bem apropriada… No dia da decisão da destituição da diretoria, uns diretores escondiam-se em seguranças-armários, outros falavam alhures, como democratas e defensores da verdade e da memória. Na minha cabeça via uma cena inusitada, as deusas CLIO e MNEMOSINE, abanando-se, pedindo ar diante da cândida posição do viajante e da tentativa da segurada, de parecer invisível na assembléia, enquanto a verdade emergia implacável.

    Na memória, guardo a acefalia da presidência, de seu descaso com o movimento, da negociação espúria, da negação ao direito do sindicalização. Ela, como os demais, sentem-se inatingíveis, estão bem protegidos… por isto não precisam temer. Tem quem os apóie, contam despudoradamente suas mentiras, como verdades, há quem acredite.

    Da história guardarei a lembrança de um dia em que o coletivo reagiu.

    SAUDAÇÕES HISTÓRICAS E MEMORIALISTAS

    Maria Inês Marques

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: