Urna eletrônica pode anular conceito de Democracia

.

.

Francisco Santana
Prof. Aposentado do IFIS/UFBA
.
C.
.
omo prometi priorizarei um assunto e evitarei  dispersar o debate com todo novo assunto que apareça. O assunto que acho fundamental e que vai no futuro ser cobrado pelas futuras gerações como uma das maiores aberrações cometidas pelas atuais é o sistema eleitoral brasileiro. Nenhum eleitor de qualquer país minimamente democrático é tratado como total idiota e desrespeitado como o eleitor brasileiro. O mínimo que o cidadão brasileiro deveria fazer nessas eleições é ir lá votar vestido de palhaço.

Começarei para iniciar o debate com um vídeo enviado pelo arquiteto João Cipriano Brasileiro, fazendo entretanto algumas correções e esclarecimentos.

Em 2004 a Diebold fabricava 90% das urnas brasileiras e a Unysis 10%. Hoje parece que a quase totalidade é da Diebold.
A urna que a Diebold fabrica (fabricava, foi banida de vários estados por fraude e deixou de fabricar) nos EUA é o mesmo projeto da urna brasileira do ponto de vista lógico eletrônico, mas o visual é mil vezes superior além de outras sofisticações que a tornam mais amigável; a urna brasileira é muito feia e grosseira para o gosto americano. Ou seja é uma urna de primeira geração que não se fabrica mais em lugar algum a não ser no Brasil.
O PT não tem poder sobre as urnas. O poder sobre elas está acima dos partidos, o chamado poder invisível, que escolhe quais os partidos de sua confiança em determinada época.

Enviarei depois outro vídeo, mais longo que é uma aula completa sobre o processo eleitoral brasileiro.
Assista ao vídeo e tire suas conclusões. No Brasil o TSE não permite fazer esse tipo de teste que foi feito nos EUA. quem fizer será preso.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: