Valeu, Edmundo!

Valeu-Edmundo

O.

Prof. Edmundo Dias não está mais fisicamente conosco desde a madrugada do dia 3 de maio último. Mas sua memória de revolucionário não será esquecida jamais. Perde a Educação, perde o movimento sindical, perde o movimento docente, perde o pensamento crítico. O Andes-SN publicou no seu site um breve editorial sobre o bravo companheiro.

***

ANDES-SN lamenta o falecimento do professor Edmundo Dias

A notícia do falecimento do professor Edmundo Fernandes Dias foi recebida com muita tristeza pelo ANDES-SN. Edmundo Dias teve participação ativa na criação e construção do Sindicato Nacional, além de especial e fundamental contribuição na análise de conjuntura em diversos momentos de crise vivenciados pela classe trabalhadora e na formação sindical de inúmeros docentes e trabalhadores de outras categorias. Ele era docente do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Unicamp.

Ainda no início da constituição da entidade, quando era a Andes – Associação dos Docentes, Edmundo ocupou o cargo de suplente na Regional São Paulo (1982-1984) e depois suplente da vice-presidência da mesma regional entre 1988 e 1990. Foi 3º vice-presidente do Sindicato Nacional na gestão 1992-1994, ocupou duas vezes o cargo de secretário-geral do ANDES-SN (1994-1996 e 200-2002) e 3º secretário entre os anos de 2004 e 2006.

O 30º Congresso Nacional do ANDES-SN, realizado em fevereiro de 2011 em Uberlândia, foi o último evento nacional da entidade que contou com a presença do professor Edmundo Dias. O encontro marcou os trinta anos do Sindicato que Edmundo ajudou a construir e, naquela ocasião, ele foi homenageado por sua contribuição ao movimento docente, sindical e de luta da classe trabalhadora.

“Amar é um ato revolucionário, pois só os revolucionários amam”, dizia Edmundo Fernandes Dias.

Leia abaixo a nota de pesar da Diretoria do ANDES-SN:


NOTA DE PESAR

É com grande tristeza que comunicamos o falecimento do companheiro Edmundo Fernandes Dias ocorrido na madrugada de hoje, 3 de maio de 2013.

Edmundo participou da construção do Movimento Docente e ocupou por diversas vezes cargos na diretoria do ANDES-SN. Sua presença foi marcante em todas as lutas, contribuindo sempre com as elaborações políticas.

Perde o movimento docente um grande companheiro, que estará presente sempre em nossas lutas e em nossas ações.

A Diretoria do ANDES-SN expressa o seu profundo sentimento de pesar aos familiares, amigos e colegas da Universidade Estadual de Campinas, pelo falecimento do companheiro Edmundo.

Brasília, 3 de maio de 2013
 
————————–

Fonte: AQUI
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: