• Israel lança petardo e dizima coelhinhos

 

 

Menandro Ramos
Prof. da FACED/UFBA

Relutei para dar outro título à presente crônica, mas acabei perdendo a votação rapidinha que fiz realizar no AP onde moro, para escolher o que fosse mais adequado para a ocasião. Votaram o Saci, a Vaca Tatá, o Vaga-Lume, o Curupira, além deste que vos escreve. Por meu gosto, teria mantido o título do texto original “JORNAL ESPECIAL DA APUB, Um Bom Começo”, de autoria do colendo Presidente, o Prof. Israel Pinheiro.

Ainda refutei o Saci por exatos dezessete minutos, mas fui voto vencido.

Preferi me abster, com declaração de voto, transcrita numa “atinha” improvisada pelo Vaga-Lume (depois o apresentarei). Este votou a favor do título contendo a palavra coelhinho, acompanhado do Saci (autor da proposta vencedora), a Vaca-Tatá que também se absteve, por motivos diferentes que o meu e, finalmente, o Curupira que votou contra a proposta do Saci. Resumindo, ficou: Um voto a favor do título original, dois contrários e duas abstenções. Assunto meio árida para escrever, não? Às vezes, Assembléia tem dessas coisas…  E toda ata é o calvário de quem gosta escrever livremente. O fantástico poeta Álvaro Cardoso (a quem chamo convicto de “o Drummond baiano”), servidor da FACED/UFBA, não me deixa mentir. Tanto talento para fazer poemas e e condenado a transcrever atas!  Mas voltanto ao coletivo zoo, depois desta pequena digressão, foi isso, sem tirar uma vírgula. A maioria venceu. Perdi. Faz parte do jogo democrático. Diferente disso seria golpe.

 Creio, porém, que o título não irá aborrecer o Ilustre Presidente da APUB, uma vez que respeitamos integralmente o seu texto. E, mais ainda, tratamos de divulgá-lo pelo mundo afora, com todo o respeito que nos merece, apesar de sermos adversários políticos. O tempo inteiro estamos reconhecendo seus méritos profissionais, ainda que não concordemos com sua visão de mundo – pelo menos a que nos chega através de alguns dos seus posicionamentos enquanto dirigente da APUB. Mas não é isso que nos fará inimigos. No fundo, ainda temos a esperança de um dia ele retomar o caminho, do qual, por razões que desconhecemos, lamentavelmente, se desviou.

 No Weblog do Saci-Pererê, ele e toda a Ilustre Diretoria da APUB sempre terão seus textos publicados – e com o maior respeito. Diferente de algumas listas que circulam por aí, aqui não exercemos censura. Qual Voltaire, filósofo francês, morreremos defendendo o direito dos nossos inimigos se manifestarem livremente. Ainda mais nesse caso que somos apenas adversários políticos, conforme já esclarecemos.

 Portanto, o digníssimo Professor Israel Pinheiro, como presidente ou não da APUB, será sempre bem-vindo a esse espaço digital, ainda que para nos criticar. Não somos donos da verdade. Queremos encontrá-la se possível for e dividi-la com todos os que estiverem dispostos ao diálogo. Afora as brincadeiras (sempre respeitosas) que aqui encontrará, pois não existe Saci sisudo ( Que deliciosa sonoridade! Seria uma aliteração?), mal-humorado, a expressão do seu pensamento sempre será bem acolhida, sem a menor possibilidade de sofrer qualquer censura, a menos que escrevesse algo injurioso à honra das pessoas, hipótese essa que jamais se consumaria, em se tratando de alguém com a sua formação e envergadura.

 Um esclarecimento final: o título foi inspirado no último parágrafo do texto do próprio Prof. Israel ([…]Não há projeto de nenhuma natureza visto aqui. É como se diz no popular: “deste mato não sai coelhos”).

 Outra coisa, o Vaga-Lume é uma das personagens que participará da entrevista com o Saci brevemente. Reunimo-nos no AP onde moro para acertar detalhes sobre a referida entrevista. Você, esperto que é, já deve ter sacado que Vaga-Lume, tem alguma coisa a ver com o pensamento iluminista, não? Pois tem. Depois falamos melhor sobre isso.

 O endereço do texto do insigne Professor está no endereço:

 https://osaciperere.wordpress.com/autores-diversos/um-bom-comeco-israel-pinheiro/

 Opine sobre ele no próprio Blog do Saci.

Deixe um comentário