A APUB está a favor da privatização do SUS?

nao-a-ehserh-2

.

Menandro Ramos
Prof. da FACED/UFBA

D (2).

e chofre, o meu amigo de gorro vermelho e pito me perguntou se a APUB proificista era a favor da privatização dos hospitais universitários. Sinceramente, eu não soube o que lhe responder. O máximo que pude ponderar é que talvez ela adote uma posição escorregadia, para não contrariar o governo e também para não revelar ao público a sua verdadeira face pelega, com as devidas desculpas por empregar o termo que os proificistas tanto abominam…

Para não falar sobre o que não sei, dei uma pesquisada no site da entidade, mas não encontrei nada que pudesse embasar minha resposta à indagação do Saci. O que vi é que a APUB está fazendo uma dobradinha com o “UFBA em Pauta”, uma espécie de “Diário Oficial” local, com algumas pitadas pulverizadas de assuntos que são facilmente identificados como de interesse da luta sindical. Também se não fizesse isso, daria muito na pinta o caráter pró-governo que a atual direção vem dando à entidade, aliás, igualzinha à anterior, ainda que carregando mais nas cores da sedução visual das peças midiáticas empregadas.

Concretamente, o que sei é que, formalmente, a APUB não está participando da Frente Nacional Contra a Privatização do SUS, que encampou um plebiscito (de 2 a 15 de abril) nas Universidades e Hospitais Universitários sobre a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH).

A campanha “Diga não à EBSERH” que está rolando pelos campi das IFES tem por organizadores as entidades ANDES-SN, FASUBRA, FENASP (Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social),  DENEM (Direção Executiva Nacional dos Estudantes de Medicina), e por apoiadores outras tantas entidades CUT, CTB, CSP-CONLUTAS, ANEL (Assembleia Nacional de Estudantes Livres), UNE (União Nacional dos Estudantes), SINASEFE.

O curioso é que opositores ferrenhos – já históricos no movimento sindical e de entidades -,  participam de uma luta comum em favor do SUS e dos Hospitais Universitários. Até conhecidos apoiadores do governo estão nessa. A APUB, entretanto, não escreveu uma linha sequer nas suas coloridas mídias sobre o assunto…

O que eu pude dizer ao Saci foi:

– Meu amigo, fico lhe devendo esta! Só sei que nada sei!…

***

Cartaz-nao-a-ehserh

Anúncios

Uma resposta to “A APUB está a favor da privatização do SUS?”

  1. altino Says:

    TODOS ÀS URNAS!!
    abraços,
    altino

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: